• indice

  • siga-nos twitter

FESTA DO CAVALO EM PERNAMBUCO DE 20 A 24/5/2009

Pernambuco recebe III Festa do Cavalo de 20 a 24/5
Brasília (13/04) – O agronegócio cavalo tem crescido cada vez mais no Brasil. Dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex) revelam que, no ano passado, as exportações de cavalos vivos aumentaram 9% em quantidade e 58% em valores, em relação a 2007. De 1996 e 2008, as vendas externas subiram 2000%. Para fomentar a expansão deste segmento na região Nordeste, a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) realiza, de 20 a 24 de maio, no município de Gravatá (a 85 km do Recife), a III Festa do Cavalo. O tema desta edição é será “Turismo Rural na Trilha do Desenvolvimento”.

Segundo o presidente da FAEPE e da Comissão Nacional do Cavalo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Pio Guerra, a expectativa é de que 3,5 mil pessoas compareçam à III Festa do Cavalo, que acontecerá no Haras Dr. Luiz Ignácio (a 2km do centro de Gravatá). “A festa surgiu com objetivo de celebrar a atividade gerada pelo agronegócio do cavalo, que movimenta 28 segmentos no Brasil, gerando 642,5 mil empregos diretos e 2,6 milhões indiretos, e com faturamento de aproximadamente R$ 7,5 bilhões por ano”, afirma Guerra. O evento será feito em parceria com o Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Pernambuco  (SENAR-AR/PE), Prefeitura de Gravatá, Federação Eqüestre de Pernambuco, Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá (ACM) e o Campolina Pernambuco.

Uma das novidades da edição deste ano é o Simpósio de Alimentação e Criação de Cavalos Atletas, que será ministrado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-consultor do Globo Rural, Alexandre Gobesso, considerado um dos maiores especialistas em nutrição de cavalo no Brasil. O simpósio ocorre nos dias 20 e 21, a partir das 19h. Também acontece no evento a I Clínica de Casqueamento e Ferrageamento, no dia 22, e a Clínica de Rédeas, no dia 23. Os dois cursos inéditos, voltados para criadores de eqüinos, técnicos, zootecnistas, e outros profissionais do agronegócio cavalo, serão conduzidos pelo americano Kenneth Woodrow, com mais de 30 anos de experiência em ferrageamento ortopédico e terapêutico e já atuou no México, Argentina e Venezuela. Os dois cursos acontecem das 9h às 17h.

Leilão e Vaquejada

Na III Festa do Cavalo também ocorre o 1º Leilão de Marcha Picada e uma exposição de Mangalarga Marchador, que serão realizados no dia 23, a partir das 20h. Outra novidade da 3ª edição é a 1ª Clínica de Vaquejada, que ocorre no dia 24, a partir das 9h, destinada aos interessados em aprender conhecimentos teóricos e técnicas utilizadas para competir nesta modalidade esportiva. Os responsáveis pelo curso serão o zootecnista Steve Bezerra e o especialista Eduardo Andrade Lima. Haverá ainda uma série de palestras, coordenadas por técnicos do SENAR-AR/PE, além de oficinas de artesanatos, entre eles o tema cavalo será trabalhado em oficinas de materiais recicláveis, mostras de produtos e serviços e shop show da raça Campolina.

Ao todo serão montados 35 estandes. O evento também reunirá 500 cavalos de diversas outras raças. A III Festa do Cavalo também abrigará um espaço dedicado à criançada. O Clubinho do Cavalo atenderá crianças de 4 a 12 anos, com atividades lúdicas, esportivas e artísticas, todas gratuitas. Serão oferecidas, ainda, brincadeiras com touro mecânico, cama elástica, oficinas de arte e mesa de totó. O clubinho funcionará no sábado (23/5) e no domingo (24/5), das 9h às 19h.

Em relação às provas de marcha, hípica e outras competições, a estimativa é de que sejam feitas mais de 1.000 inscrições, segundo o presidente da FAEPE, Pio Guerra. Para os interessados em participar das provas, cursos, palestras e oficinas, a inscrição é gratuita e é necessário que seja feita com pelo menos 20 minutos de antecedência. Pernambuco foi escolhido para ser a sede da III Festa do Cavalo devido ao crescimento e à consolidação do Estado como um dos maiores produtores de eqüinos do Nordeste.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: