• indice

  • siga-nos twitter

Rodeio de Barretos Os Independentes

Assembléia Legislativa reconhece Os Independentes como guardiões da Cultura Sertaneja

por Luiz Felipe Nunes

A Assembleia Legislativa de São Paulo realiza na sexta, 8 de maio, Sessão Solene, em homenagem à Associação Os Independentes, de Barretos – SP. O evento começa às 20h, no Auditório Juscelino Kubitschek.

Por iniciativa do deputado estadual Vicente Cândido (PT), a Sessão Solene busca mostrar à classe política que a Festa do Peão de Barretos mais do que megaevento no esporte rodeio e no lazer, mantém manifestações culturais importantes que resgatam o peão que marchava, de todo o Brasil, no início do século XX, aos frigoríficos daquela cidade.

A Sessão Solene abordará questões históricas de Os Independentes, associação fundada em 1.955, e também a cultura da solidariedade e manifestações culturais propriamente ditas.

Dentre estas manifestações se destaca a Queima do Alho, o fazer culinário dos peões. Dentro da Queima, acontece a dança do Catira, os toques de berrante (meio de comunicação dos peões quando estourava a boiada, ou na hora de comer a refeição, por exemplo), o desafio, entre as antigas comitivas, de montaria em burros bravos (que deu origem ao rodeio brasileiro, cuja montaria em cavalos no estilo Cutiano teve origem em Barretos), a contação de histórias, o pau-de-sebo e as vestimentas próprias do peão raiz.

Ainda no quesito cultural, vale destacar que todas edições da Festa do Peão de Barretos conta com um cartaz artístico para divulgação. Em anos anteriores, foi criado por nomes como Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Ziraldo e Oscar Niemeyer. Em 2009, o artista convidado foi o designer gráfico Elifas Andreatto.

Patrimônio

O deputado Vicente Cândido, em parceria com a AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”, vem pesquisando a Queima do Alho, para que seja tombada como Patrimônio Cultural Imaterial.

Para isso, já houve contatos iniciais com o IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de SP.

Lançando a campanha de tombamento, Os Independentes realizarão ato simbólico, após a Sessão Solene, no espaço externo do Hall Monumental da ALESP. Nesse ato, haverá degustação da Queima do Alho e apresentação de duplas sertanejas, além da Orquestra de Viola “Cheiro do Mato”, de Monte Azul Paulista.

Lei

Ainda na Sessão, Vicente Cândido lançará Projeto de Lei Estadual que declara Os Independentes como “entidade mantenedora da Cultura Sertaneja Raiz do Estado de SP”.

“Temos que reconhecer que, mais do que um evento auto-sustentável no lazer e no esporte, a Festa do Peão de Barretos insere também manifestações culturais do nosso sertanejo, do passado de nosso povo, que são fundamentais para mantermos viva nossa tradição. Desse modo, a cultura raiz mantida no evento também é responsabilidade da iniciativa pública e precisa de apoio para que sobreviva e seja mais disseminada entre as novas gerações”, destaca o deputado.

TV

No mesmo dia 8, às 16h30, a TV Assembleia gravará Mesa Redonda com: deputado Vicente Cândido, Jerônimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, professor Dr. Orivaldo Tenório de Vasconcelos (pesquisador do ECOA – Estudos de Comportamento Animal) e publicitário Marcelo Murta, associado a Os Independentes com importantes ações culturais realizadas para a associação.

Trata-se de pauta relevante, já que em épocas da Festa do Peão de Barretos, surgem debates (muitas vezes sem fundamento) sobre maus-tratos a animais ou mesmo se a festa é só a “balada” e não possui mais nada de cultural e de responsabilidade social/ambiental.

A ALESP está localizada na Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – próxima ao Ibirapuera.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: