• indice

  • siga-nos twitter

MODALIDADES DA SEGUNDA SEMANA DO JRF

COLUNA DO EUGÊNIO – CONHEÇA AS MODALIDADES DA SEGUNDA SEMANA DO JRF

A programação do JRF tem seqüência neste sábado (16) com a final do Circuito Crystal Top Team*, nas modalidades touro e cavalos nos estilos: cutiano, sela americana e bareback. Conheça um pouco de cada modalidade que acontece neste final de semana na arena JRF.

CUTIANO – Estilo de montar rústico surgiu na década de cinqüenta nas disputas entre peões de comitiva, é praticado unicamente no Brasil. Caracteriza-se pelo equilíbrio exigido ao peão, pois ele segura em duas rédeas presas a peiteira ou no ferrinho na cabeça do arreio. Nessa modalidade é usado um arreio diferente dos arreios convencionais utilizado no dia-a-dia das fazendas, este não tem muitos pontos de apoio sendo praticamente horizontal. Durante os oito segundos o competidor tem que correr as esporas da paleta em sentido à cabeça do arreio. As esporeadas aumentam o grau de dificuldade da montaria, exigindo equilíbrio sobre o arreio, uma vez que o cowboy fica mais solto sobre o arreio. Quanto mais altas forem as esporas, e mais alto e difícil o cavalo pular, maior será sua nota. Ganha o competidor que somar mais pontos durantes os dias de competição.  Sua mão de estilo não pode tocar em nada durante a montaria, caso aconteça a nota será zero.

BAREBACK – Modalidade criada nos EUA. Neste estilo não existe estribo. O cowboy usa uma espécie de assento de couro, segurando apenas uma alça na espessura de 30 cm, posicionando na cernelha (entre a crina e o dorso do animal). No primeiro pulo desta prova de oito segundos, as esporas são posicionadas no pescoço do cavalo (Mark-OUT), caso isso não aconteça sua nota será zero. Do segundo pulo em diante as esporas são puxadas do começo da paleta tentando alcançar a alça do bareback próximo à sua mão. O cowboy fica em uma posição horizontal (praticamente deitado), batendo as costas na anca do animal enquanto a mão de equilíbrio permanece livre sem poder tocar no animal na cerca ou em seu próprio corpo, caso isso acontece sua nota também será zero.

SELA AMERICANA – Criada em 1.929 nos EUA, é a prova mais antiga do rodeio. Nela o cowboy segura um cabo de cabresto feito de corda de sisal. O cavalo é arriado com sela especifica para a modalidade, a prova tem a duração de oito segundos.

O peão segura com a mão de apoio numa corda (cabo de cabresto) de 1,20m aproximadamente. A mão de equilíbrio não pode tocar em nada. No primeiro pulo do animal ele deverá fazer o “Mark-Out”, posicionando as esporas na paleta do animal, na seqüência o peão corre as esporas da paleta até as nádegas do animal em direção ao arco traseiro da sela. Quanto maior a angulação, maior será a nota. Se escapar um dos estribos durante os oito segundo sua nota será zero ou tocar sua mão de estilo em algo ou ainda não fizer o “Mark-Out” sua nota será zero.

TOURO – Na montaria em touros usa-se uma corda denominada “corda americana”, onde o competidor segura com uma das mãos. Além da corda é obrigatório o use de luvas, esporas, colete de proteção, calça de couro e chapéu. Durante os oitos segundos o competidor tenta anular os movimentos oferecidos pelo touro, quanto maior o grau de dificuldade e maior seu domínio sobre esta dificuldade exercida pelo touro, maior será sua nota. A prova tem duração de oito segundos e o competidor não deve tocar o animal ou o equipamento com sua mão livre, se isso acontecer zero será sua nota.

É praticada, igualmente, em todos os países em que o Rodeio existe como esporte, sendo assim, é considerado a modalidade mais radical e que transmite maior emoção ao público exigindo do cowboy muito preparo físico e mental.

* Com o adiamento de dois dias do evento em decorrência das chuvas, a final do Circuito Crystal Top Team tem num novo formato de disputa. A final inicia no sábado (16) e termina no próximo sábado (23).

Por Eugênio José dos Santos – eugenio_rodeio@yahoo.com.br

Colunista Esportivo JRF

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: