• indice

  • siga-nos twitter

Modalidades do Rodeio

Modalidades de Rodeio

roddeio em cavalos

rodeio em cavalos

Montaria em Cavalos

Bareback: Tipo de Montaria onde o peão utiliza um assento de couro, que não possui estribos, e tem uma alça frontal posicionada junto ao final da crina do animal onde o peão agarra com força para agüentar os pulos.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o cavalo. A dica sobre esta prova é tentar manter as pernas no pescoço do cavalo para não cair, pois não existe estribos.

Cutiano: É um estilo brasileiro de montar, onde o peão não tem o apoio no arreio e se segura apenas em duas cordas amarradas no peito do animal.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o cavalo.


Saddle Bronc: Nesta o peão usa uma sela normal colocada sobre o cavalo sem o baixeiro ou pelego. O peão segura-se a uma rédea de sisal presa a um cabresto. Foi a primeira categoria do rodeio criada desde 1929.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o cavalo.

Montaria em Touros

Montaria em Touros


Montaria em Touros

Bull Riding: O cowboy monta sobre o pelo do animal e segura-se apenas por uma corda amarrada na parte frontal da barriga, logo após a pata dianteira. Nesta Categoria o grau de periculosidade é grande, mas a velocidade dos pulos é mais lenta.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o touro.


Prova do Laço

Laço em Dupla: Também chamada de Team Ropping, é uma prova onde uma dupla de peões laçam um bezerro. Nesta prova um dos laçadores laça a cabeça do bezerro, e assim é chamado de cabeceiro e o outro laçador é responsável por laçar os pés , sendo chamado de peseiro. Nesta prova o trabalho tem que ser em conjunto, pois a dupla de laçadores devem estar sincronizados para não errarem as laçadas.
O tempo de prova decorre a partir do momento que o os laçadores saem do box até os dois cavaleiros laçem o bezerro e o mantenham sobre a corda esticada e amarrada a sela do cavalo.

Laço de Bezerro: Esta prova é praticada por apenas um peão que deve laçar um bezerro pelo pescoço, manter a corda esticada, pular do cavalo e amarrar três patas do bezerro de forma que fique imobilizado.
O tempo da prova decorre após a autorização do juiz para a partida do laçador que sai do box logo após o bezerro. Depois de amarrar as patas do bezerro o laçador deve montar sobre o animal e levantar as maõs para finalizar o tempo.

Prova do Tambor

Três Tambores: Praticada por moças, onde são colocados três tambores na arena, numa distância de quatro metros entre eles.
O tempo de prova decorre após sair a galope do ponto de partida a amazona devem passar ao redor dos tambores um a um, e retornar ao ponto de partida.


Derrubar o Boi a Unha

Bull Doging: Bem parecida com o Laço em Dupla, a prova exige técnica, velocidade e precisão dos cavaleiros no momento de descer do cavalo e derrubar o boi.
Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que o boi não fuja pela esquerda. O cavaleiro que ficar do lado contrário, salta do cavalo em movimento, em cima da cabeça do boi, derrubando-o e virando o seu pescoço no chão. O vencedor é aquele que terminar a prova no menor tempo.
O recorde mundial é de 2,4 segundos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: