• indice

  • siga-nos twitter

Marcus Ehning, nº 1 do mundo, triunfa na Rolex Top Ten Final

 

O alemão Marcus Ehning sagrou-se campeão de uma das provas mais importantes do calendário hípico mundial, a Rolex Top 10, em Paris, neste sexta-feira, 11. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal Sportv 2. 

O desafio é disputado apenas pelos 10 melhores cavaleiros do ranking da Federação Equestre Internacional. No dorso de Plot Blue, Marcus Ehning mostrou porque é o líder deste ranking com duas pistas sem faltas em 44s89 (tempo da segunda volta).

O 2º lugar ficou com o vice-cempeão olímpico em Pequim 2008,  Rolf Göran Bengtsson com Casall la Silla, da Suécia, com o tempo de 45s07 e duplo zero.  Logo depois veio o atual conjunto campeão olímpico individual Eric Lamaze montando Hickstead, do Canadá, 53s67, computando um ponto na segunda volta.

O concurso The Gucci Master, promovido pelo brasileiro Rodrigo Pessoa, acontece até domingo, 13/12, no Parque de Exposições de Paris – Nord Villepinte  e distribuirá  ao todo 600.000 euros. Só a prova Rolex IJRC Top 10 Ten distribuiu 175.000 euros em prêmios.
 
Além do tricampeão da Copa do Mundo Rodrigo Pessoa, atual número 5 do mundo, que saltou com Let`s Fly, o público pode ver em ação Eric Lamaze/Hickstead, do Canadá, Marcus Ehning/Plot Blue, da Alemanha, o compatriota Marco Kutscher com Cornet Obolensky, Michel Robert/Kellemoi de Pepita, da França, os holandeses Albert Zoer com Oki Doki e Harrie Smolders com Exquis Walnut de Muze,  a amazona australiana Edwina Alexander/Cevo Itot du Chateau, Kevin Staut/Silvana, da França e o sueco Rolf Göran Bengtsson/Casall la Silla.

Devido a um erro de contagem da FEI, a entidade não havia contado os pontos do concurso  alemão Stuttgart Master. Com isso, o vencedor do ano passado do Rolex Top 10 o cavaleiro francês Michel Robert garantiu o direito de saltar e de defender o seu título.  O campeão do Global Champions Tour deste ano substituiu o alemão Ludger Beerbaum.
 
O brasileiro foi o sétimo a entrar na pista do desafio com dois percursos e obstáculos a 1,60m. Rodrigo e Let´s Fly faziam uma pista impecável, porém acabaram cometendo uma falta no último obstáculo. Apenas os conjuntos Marcus Ehning/Plot Blue e Rolf Göran Bengtsson/Casall la Silla não cometeram nenhuma penalidade na primeira passagem. Eric Lamaze/Hickstead excedeu o tempo concedido, sendo penalizado com um ponto. Na  segunda volta, o conjunto  Rodrigo/Let´s Fly  foi o terceiro a saltar fazendo uma pista perfeita. O único conjunto representante do Brasil terminou na sétima posição nesta prova. Já o alemão Ehning, penúltimo na ordem de entrada, fez um ótimo tempo colocando pressão no último competidor a saltar. O sueco Rolf-Göran bem que tentou, mas não conseguiu bater o tempo do alemão.
 
Pela segunda vez na história, o Top 10 não será disputado em Genebra, na Suíça, a primeira ocasião aconteceu ano passado, em Bruxelas, também no concurso organizado pela família Pessoa.
 
O campeão da prova de 1,40m do CSI 5* The Gucci Masters foi o francês Simon Delestre formando conjunto com Neptune du Chalet, 51s21, sem faltas. No desafio com obstáculos a 1,55m, o brasileiro naturalizado ucraniano Cássio Rivetti montando Cortaflex Billy Birr levantou a taça com 35s19, pista limpa.

Durante cinco anos a família Pessoa organizou o Internacional de Bruxelas, na Bélgica. Em função de não haver local com data disponível, nesta época do ano na capital belga, o concurso foi transferido para França. Neste domingo, os 40 melhores cavaleiros do mundo disputarão o GP, de 1,60m,  com nada menos que 200 mil euros em premiação
 
Rolex Top Ten Final

1º Marcus Ehning/Plot Blue (ALE) – 44s89, sem faltas
2º Rolf Göran Bengtsson/Casall la Silla (SUE) – 45s07, sem faltas
3º Eric Lamaze/Hickstead (CAN) – 53s67 e um ponto
4º Kevin Staut/Silvana (FRA) – 45s25 e quatro pontos
5º Albert Zoer/Oki Doki (HOL)- 45s36 e quatro pontos
6º Marco Kutscher/Cornet Obolensky (ALE) – 45s90 e quatro pontos
7º Rodrigo Pessoa/Let´s Fly (BRA) – 47s18 e quatro pontos
8º Edwina Alexander/Cevo Itot du Chateau (AUS)- 45s56 e oito pontos
9º Harrie Smolders/Exquis Walnut de Muze (HOL) -53s79 e 9 pontos
10º Michel Robert/Kellemoi de Pepita (FRA)- 48s23 e 12 pontos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: