• indice

  • siga-nos twitter

Como verificar os cascos


Há um bem conhecido ditado que diz «Sem cascos, não há cavalo». A maior parte das vezes, quando um cavalo claudica, o problema está nos cascos. Tudo o que seja prejudicial para os cascos é doloroso para o animal e reduz as suas capacidades. Deve inspeccionar diariamente os quatro cascos, o que inclui limpá-los, procurar ferimentos e verificar se as ferraduras não estão soltas.

Os cascos devem ser vistos regularmente por um ferrador que os aparará se for necessário, mesmo que as ferraduras não estejam gastas. Se cair uma ferradura, peça ao seu ferrador para aparecer o mais depressa possível. Nunca ande com um cavalo que tenha apenas três ferraduras. É melhor retirar a do outro lado, para que o par de membros fique equilibrado.

Levantar um membro anterior

• Mantenha-se junto do ombro do cavalo, virado para a cauda. Coloque a mão no ombro do animal e desça para a perna. O animal fica a saber que lhe vai levantar um membro e não se assustará.

• Passe a mão para o interior do membro e vá descendo. Mantenha uma pressão leve mas firme.

• Faça força para a traseira do cavalo e para cima, na quartela, para encorajar o animal a levantar o membro para trás.

• Quando o animal levantar o membro, apoie-o com a mão em volta do casco, com a palma contra a parte interior do mesmo. Se precisar de examinar o casco, puxe a palma para cima.

Levantar um membro posterior

• Mantenha-se perto do cavalo. Se este escoicear, não o magoará porque não ganhou impulso suficiente. Passe a mão pelo interior do membro posterior.

• Meta a mão pela frente do membro, logo abaixo do joelho (a soldra é o joelho do membro posterior). Desça-a mantendo uma pressão firme mas ligeira.

• Agarre a traseira do boleto. Aperte-o com suavidade e puxe a articulação para cima e para a frente. Isto encorajará o animal a levantar o membro.

• Levante o membro, mas não demasiado alto, porque desequilibrará o animal, que ficará incomodado. Segure-a com força pondo a outra mão à volta do casco, largando simultaneamente o boleto.

• Apoie o membro, segurando o casco a partir do interior. Deixe-o pousar na sua palma. Um casco posterior não pode ser tão dobrado como um anterior.

Usar o ferro de Cascos

Limpe os cascos pelo menos duas vezes por dia e verifique se há alguma problema. Escolha um ferro de cascos que não seja demasiado aguçado. Trabalhe sempre na direcção da pinça para evitar danificar a ranilha ou a perna do cavalo se o gancho escorregar. Remova a lama, sujidade e massa córnea solta.

fonte equisport pt

Mais sobre cascos e ferraduras acessem Socavalos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: